HISTÓRIA DA LIGA

Fundada no dia 17 de março de 1956 e originalmente denominada de Liga Santista de Futebol de Salão sendo a primeira entidade a acreditar no desenvolvimento regional da baixada paulista e por isso após Assembléia em 1994 entre seus filiados ampliou a sua área de atuação e alterou seu nome para Liga Regional de Futebol de Salão do Litoral Paulista. A entidade sempre teve a tradição de ter grandes equipes filiadas disputando eventos a nível estadual, nacional e até internacional como é o caso do Clube Internacional de Regatas (um dos fundadores da FPFS), o C.R. Santista, a Associação Sabesp de Santos, o Clube 2004, a SER Marvel, Grêmio Osan e GR Mourão de Praia Grande, GE Aymoré de Cubatão, Vila Souza AC de Guarujá, o CR Tumiaru e o EC Beira Mar de São Vicente, CR Saldanha da Gama, Santos FC, AA Portuários de Santos, CR Vasco da Gama, e o inesquecível GR Citrosuco muito bem comandado pelo Donato, uma das bandeiras do salonismo regional junto com outra figuras exponenciais para a nossa modalidade como Bacurau (Clube 2004), Janio Benith, Wilson Topp, Naldo, Caluxo, Laudier (técnico e autor de dois livros), Jenner, Luis Aquino, Gilberto Antonini, Cri-Cri, Inhoque, Paulo Sérgio, Paulo Roberto, Gérson, o sempre presente Júnior da Marvel, Ricardo e Fernando do Portuários, e atualmente com o Tomate e o Sr. Manolo da Osan.

Se hoje o FUTSAL é uma realidade em evidência na região deve-se muito à reorganização efetuada na Liga em junho de 1976 e coordenada junto à F.P.F.S. pelo Sr. Cecil Ribeiro da Silva e da posse nessa ocasião como Presidente do Sr. Ferdinando Luiz Spolaore Oréfice. Após isso outros dois Presidentes foram vitais para o sucesso da modalidade. Primeiro o Sr. Lourival Figueiredo Melo que implantou a disputa das categorias menores na entidade, com a incontestável ajuda dos Sres. Wilson Fonseca e Martiniano que as iniciaram e com o segmento e ajuda do Sr. Oswaldo Machado de Melo Júnior e a colaboração dos oficiais de arbitragem na ocasião, que apitavam gratuitamente.

Demonstrando desde os primórdios a participação ativa da região na modalidade, temos o Clube Internacional de Regatas, em 1955, como um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol de Salão. Na década de 80, muitos títulos foram conquistados, até a nível internacional, pela equipe do Bagaço Clube/GR Citrosuco, comandada pelo Sr. Osmar de Castro Donato e coadjuvado pelo saudoso Sr. Wilson Fonseca, marcando época e com a ida de vários de seus atletas para  a Espanha, onde até hoje residem e vivem profissionalmente alguns deles. Tivemos também conquistas estaduais e representatividade no início da década de 1990, com o Clube 2004, o G.E. Aymoré de Cubatão e o C.R. Santista, através suas categorias menores e coordenadas pelo inesquecível e saudoso Bacurau. Nos meados dessa mesma década de 1990,  a S.E.R. Marvel e a A.A. Portuários de Santos se destacaram no cenário estadual e nacional, tendo os dois inclusive em 1994 disputado a final da categoria Principal do Troféu Cidade de São Paulo, competição oficial da FPFS. Tivemos vários outros títulos estaduais e forte representatividade com as equipes dos clubes S.E. Perdigão, Vila Souza A.C., C.R. Tumiaru, E.C. Beira Mar, e mais recentemente o G.R. Mourão de Praia Grande juntamente com a Bordon/Unimonte e o Santos F.C., além de títulos femininos conquistados pelas equipes da A.F.Cosipa, C.R. Saldanha da Gama e Unimes/Fefis. Atualmente o Santos F. C. e o Gremetal, representam, e bem, toda a baixada na disputa dos eventos oficiais da FPFS, nas categorias menores, e o G. E. Aymoré e a Unimes na categoria Principal e Sub 20 respectivamente. Em termos de Troféu Piratininga (evento oficial da FPFS entre Seleções de suas Ligas filiadas) nossa entidade normalmente participa das finais, o que demonstra o nível técnico de nossas equipes, principalmente nas categorias menores.

Temos hoje dois árbitros na Confederação Brasileira de Futebol de Salão (Roberto Paganini e Felipe Ventura) e um na FIFA (Michel Jean Bonnaud) e diversos na Federação Paulista de Futebol de Salão, o que comprova a qualidade de nosso quadro de oficiais.

  • google-plus-square
  • twitter-bird2-square
  • facebook-square